Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

10 filmes que empreendedores não podem perder

O cinema tem o poder de influenciar as pessoas de uma forma muito forte, e isso pode inspirar você até mesmo hora de abrir ou impulsionar sua empresa. Por isso preparamos uma lista de 10 clássicos do cinema que sem dúvida serão de grande ajuda para quem tem aquela veia empreendedora.

O mundo dos negócios as vezes pede atitudes que são completamente fora dos padrões, 'fora da caixa', e todos sabemos que o cinema está cheio de 'ideias', nada convencionais, algumas apresentadas de forma direta, outras são mais subjetivas, mas é possível tirar lições e entusiasmo delas, então pegue a pipoca e divirta-se!

Veja também
- Como vender banners e espaços publicitários.

Filmes consagrados e lições de empreendedorismo

 

1. O homem que mudou o jogo (2011)

Brad Pitt em 'O homem que mudou o jogo' ilustra nosso artigo sobre: 10 filmes que empreendedores não podem perder.


Este definitivamente não é um filme sobre esporte, nele o personagem de Brad Pitt, Billy Beane faz com que um time pequeno, o Oakland Athletics, que tem a menor folha de salários da liga se destaque no campeonato nacional de baseball.

 

2. A rede social (2010)

Cena do filme A rede social (2010).

A 'Rede Social' é uma pequena aula de como você deve ser perspicas na hora de defender uma posição conquistada, nele é contada a história de de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), o fundador do Facebook, desde a criação do Facebook na universidade Harvard, em 2003 até a disputa judicial que envolveu seus sócios, entre eles o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), e com empreendedores, como Sean Parker (Justin Timberlake), o primeiro presidente do Facebook.

3. Quem quer ser um milionário (2008)

Personagem de 'Quem ser um milionário' ilustra nosso artigo sobre: 10 filmes que empreendedores não podem perder.

Um dos maiores sucessos do cinema indiano, este filme enfatiza a importância de você buscar dentro de si mesmo
motivação para responder aos desafios que se apresentam quase todos os dias na vida de um empreendedor.

 

4. À procura da felicidade (2006)

Cartaz do filme 'À procura da felicidade (2006)' ilustra nosso artigo sobre: 10 filmes que empreendedores não podem perder.

Will Smith interpreta Chris Gardner, em um drama emocionante de um homem com problemas financeiros que é abandonado pela esposa e tem que cuidar do próprio filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos e que consegue um estágio sem remuneração em uma grande corretora de seguros nos Estados Unidos, mas que não dá conta de pagar as contas da casa e acaba tendo que dormir com seu filho em abrigos públicos. Esta é uma história de superação e fé de que conseguirá realizar os próprios sonhos.

5. Piratas da informática (1999)

Cena do filme Piratas da informática (1999).

Tido como um clássico pelos apaixonados por tecnologia 'Piratas da Informática' é também é conhecido como Piratas do Vale do Silício. Conta a história de duas das principais empresas de tecnologia do mundo, a Apple e a
Microsoft. Mostrando a rivalidade entre Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), além da
importância das duas companhias no setor de tecnologia no final dos anos 90.

 

6. Jerry Maguire – A grande virada (1996)

Tom Cruise em 'Jerry Maguire – A grande virada (1996)' ilustra nosso artigo sobre: 10 filmes que empreendedores não podem perder.

A história de um agente esportivo, Jerry Maguire (Tom Cruise) que cuida de atletas de ponta e que em um determinado momento tem uma crise de 'mea culpa' e escreve artigo dizendo que profissionais como ele deveriam ser 'mais humanos' ao cuidar da carreira de seus clientes, diante disso acaba sendo demitido e perde seus principais clientes, com exceção de Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr) um jogador de futebol americano. 'Jerry Maguire – A grande virada' pode nos mostrar como é possível virar o jogo depois de um grande revés, sim 'revés', porque para alguns a palavra derrota simplesmente não existe. Nunca.

 

7. Tucker – Um homem e um sonho (1988) 

Cena de Tucker – Um homem e um sonho (1988) .

A trajetória de Preston Tucker (Jeff Bridges), o cara que criou um automóvel, nos anos 40 nos Estados Unidos, muito a frente de seu tempo, mas veloz e seguro que os fabricados naquela época pelas grandes montadoras. O projeto, no entanto, não deslanchou, pois sofreu com o lobby da indústria automobilística americana. A história real de um empreendedor que tinha um grande sonho que infelizmente foi sufocado por fatores que ele simplesmente não poderia controlar.

8. O segredo do meu sucesso (1987)

Cena do filme 'O segredo do meu sucesso (1987)'  ilustra nosso artigo sobre: 10 filmes que empreendedores não podem perder.


A velha história do cara que sai de uma cidadezinha do interior para fazer fortuna Nova York e que percebe, ao chegar na metróple que as coisas não tão simples, e então se obrigado a pedir um emprego a seu tio, Howard Prescott (Richard Jordan), um mega empresário. Mas como essa não era exatamente a ideia que ele tinha de sucesso imediato, decide levar uma vida dupla ao criar o personagem chamado Carlton Whitfield, um executivo de ideias brilhantes, do qual ninguém nunca tinha ouvido falar.

 

9. Wall Street – Poder e cobiça (1987)

Cena de Wall Street – Poder e cobiça (1987)


Um exemplo de que o desejo de sucesso pode mudar um homem, em 'Wall Street – Poder e cobiça', Bud Fox
(Charlie Sheen) é um ambicioso corretor de Wall Street que ao passar inoformações valiosas para Gordon
Gekko (Michael Douglas) acaba tornando-se seu seguidor e abrindo mão de qualquer valor moral que tivesse.

 


10. O Poderoso Chefão (1972)

Marlon Brando em 'O Poderoso Chefão (1972)' ilustra nosso artigo sobre: 10 filmes que empreendedores não podem perder.


As vantagens e desvantagens de um 'negócio familiar'. Em 'O Poderoso Chefão' é mostrada a trajetória da família Corleone e seus negócios ilícitos

 

Veja também
- Vai começar um negócio? Veja as dicas de jovens empreendedores.

 

Caio Weber
Author: Caio WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
"Editor do eZoop! e CEO da MarkupEmpresa Sistema de Gestão, sou um apaixonado pelas oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Minha jornada empreendedora é marcada pelo compromisso de criar soluções significativas e acessíveis. Busco constantemente inovação, trabalhando em projetos que visam simplificar processos e melhorar a vida das pessoas. Estou sempre aberto a colaborações e aprendizado, acreditando que o verdadeiro sucesso está em ajudar a construir um ecossistema empreendedor mais vibrante e inclusivo."