Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como desenvolver equipes  

MUlher sorri enquanto olha para a câmera,  numa sala de reunião ilustra nosso artigo sobre: Como desenvolver equipes.

Cada vez mais o mercado de trabalho e a concorrência entre as empresas têm se mostrado mais competitivos. Com isso, oferecer melhores condições de trabalho e saber como desenvolver equipes é fundamental para se destacar no mercado.

Cartão de benefícios, ajuda de custo em atividades extras, investimento em capacitação são diferenciais essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores. Isso também aumenta a disposição de se manterem por anos dentro da organização.

Por isso, para que você consiga aumentar a produtividade oferecendo o melhor ambiente, preparamos um guia com o que é preciso para desenvolver equipes.

Por que saber como desenvolver equipes é importante?

O aprimoramento e incentivo de mais de conhecimento por parte de seus colaboradores é essencial para desenvolver uma empresa. Isto, em todos os quesitos, como lucro, ambiente de trabalho, redução de turnover e atratividade de mercado. 

De modo geral, saber como desenvolver equipes é importante para proporcionar um bom ambiente de trabalho. Um ambiente onde todos se sintam prestigiados e essenciais para o funcionamento da organização. 

Portanto, essa estratégia serve para estimular os colaboradores a buscarem novos conhecimentos e colocarem em prática durante o trabalho. Além de agir como fator de conscientização sobre a importância de suas atividades para o crescimento da empresa.

Saber como desenvolver equipes têm relação direta com o aumento da produtividade. O que por sua vez, estimula a execução de boas práticas de trabalho e desempenho em mais alto nível. 

Veja também
- Como vender banners e espaços publicitários.

5 dicas de como desenvolver equipes

Agora que você já sabe o quão importante é saber como desenvolver equipes, conheça algumas dicas para conseguir extrair dos colaboradores o melhor desempenho possível sem deixar de produzir um ambiente harmonioso e desejado. 

1- Definir cargos e metas

A primeira tarefa de como desenvolver equipes é ter um plano de carreira, com cargos e metas bem definidos. Essa iniciativa vai nortear os passos que cada colaborador precisa seguir.

Além disso, vai proporcionar um direcionamento para os colaboradores de diferentes setores sobre o que eles precisam desempenhar, aprender e apresentar para crescerem na carreira e principalmente dentro da organização.

2- Entender os pontos fracos e fortes dos colaboradores

O processo de como desenvolver equipes tem relação direta com o conhecimento mais profundo da empresa sobre os seus colaboradores. Por isso, saber os pontos fortes e fracos de cada um, facilita a tomada de decisão sobre treinamentos necessários.

A relação entre empresa e colaborador precisa ser proativa e transparente, na qual ambas as partes se sintam confortáveis e estejam dispostas a buscarem maneiras de atingir cada vez patamares mais altos de desempenho e resultados. 

3- Cultura Organizacional ajuda a desenvolver equipes

A implementação de uma cultura organizacional é essencial para tornar um ambiente mais saudável e auxiliar no desenvolvimento de equipes. Portanto, a empresa precisa desenvolver e apresentar hábitos, valores e comportamentos a serem seguidos. 

A cultura organizacional vai possibilitar e estimular um sentimento de identidade do profissional para com a empresa, o que tende a aumentar seu engajamento com as ações da empresa, além de uma melhor produtividade.

4- Para desenvolver equipes invista em qualificação

Como já visto, é essencial, ao desenvolver equipes, o investimento em treinamento  dos colaboradores. Treinar com o foco em desenvolver os pontos fracos de cada um.

Por isso, para ter profissionais mais qualificados e engajados é importante oferecer cursos, treinamentos, palestras, debates, conversas entre setores e outras iniciativas para melhorar o desempenho de todos os colaboradores.

Para leitores registrados
- Sabe o que é funil de vendas e como ele pode ajudar as vendas da sua empresa?

5- Contratação assertiva

Para desenvolver equipes é essencial a junção de profissionais capacitados, para isso é muito importante desenvolver processos de contratação que visam atrair e escolher os melhores profissionais do mercado.

A partir disso, a empresa tende a se tornar mais competitiva e ser vista como o trabalho dos sonhos por diversos profissionais.

Vantagens de saber como desenvolver equipes

Agora que você já sabe como desenvolver equipes, chegou o momento de conhecer os grandes benefícios de colocar as 5 dicas anteriores em prática.  

1- Satisfação dos colaboradores

Certamente uma das grandes vantagens de saber como desenvolver equipes é tornar um ambiente de trabalho mais atrativo, o que proporciona uma maior satisfação dos colaboradores. 

Com profissionais mais satisfeitos, eles tendem a se mostrarem mais motivados a aprenderem novas atividades e apresentarem um desempenho ainda melhor. De modo geral, a satisfação dos colaboradores gera um aumento na produtividade e nos lucros.

2- Diminuição do turnover

Outro benefício é reflexo de saber como desenvolver equipes e extrair deles melhores desempenhos é a diminuição do turnover. Com isso, mais satisfeitos, e com os planos de carreiras mais claros, eles tendem a ficar muitos anos na empresa.

3- Saber como desenvolver equipes também facilita a atração de novos talentos

Como dito anteriormente, atrair bons profissionais é essencial para desenvolver mais rápido e de maneira mais eficaz as equipes. No entanto, com a política de desenvolvimento bem determinada é possível transformar a empresa, deixando-a mais atrativa para novos talentos.

Com isso, a empresa passa a ser desejada por diferentes profissionais o que torna o processo de contratação mais assertivo e disputado por profissionais mais capacitados.

E para fechar.

Com todas as nossas dicas sobre como desenvolver equipes é possível entender que apesar de um processo longo, iniciativas como investimento em treinamento são essenciais para o crescimento da empresa.

Portanto, ter um controle maior sobre seus colaboradores, conhecendo seus pontos fortes e fracos, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável torna os processos mais claros e mais produtivos, diminuindo ruídos e erros. 

De modo geral, os principais benefícios dessa iniciativa são a maior satisfação dos colaboradores, a consequentemente diminuição do turnover  e maior atração de bons profissionais.

Agora que já entendemos a importância de como desenvolver equipes, chegou o momento de colocar esses conceitos em prática, destacando-se ainda mais no mercado de atuação da empresa, tornando-se mais desejada.

Veja também
- O quê é gestão de equipes.

...

Roberta Matta - Colaboração para Mundo Z!
Author: Roberta Matta - Colaboração para Mundo Z!Website: https://www.talentii.com.br/
Roberta Matta é formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, e pós graduada em Gestão de pessoas. Desde 2005 atua em Recursos Humanos, tendo passado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Trabalhou em diversos segmentos, como transporte, Oléo e Gás, Construção e Montagem Industrial, Varejo e Consultoria. Atualmente é sócio diretora na Talentii, empresa idealizada para levar as melhores soluções de Recursos Humanos para o seu negócio. Apesar de termos inaugurado nossa marca em 2022, trazemos uma bagagem de mais de 15 anos de excelência em gestão de pessoas, contribuindo para o sucesso de organizações e carreiras em todo o mundo.