Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Copywriter - O que é e o que faz?

Uma copywriter trabalhando

Sempre que você ouve falar de marketing digital, acaba ouvindo falar na figura do copywriter. Mas afinal, o que é e para que serve?  Atualmente os grandes nomes do mercado do Marketing Digital já empregam o copywriting em seus textos e muitas vezes nem percebemos. Então se você está entrando nessa área agora, já fique sabendo que terá que aprender sobre este assunto para pegar bons jobs.

Vamos saber mais sobre este assunto tão relevante no Marketing Digital hoje em dia e que faz parte da vida dos criadores de conteúdo.

O que é Copywriting

O Copywriting é uma técnica de redação persuasiva, essa técnica não é novidade no meio da propaganda e marketing. Já é utilizada há muitos anos no e apenas veio para o digital porque é onde se encontra o marketing atualmente.

Trata-se da arte de promover um produto, uma pessoa, ideia ou negócio através da escrita, por meio de um texto procura-se convencer o lead (a persona) que tem contato com aquele conteúdo, a praticar uma ação chamada de Call-to-Action ou CTA.

Essa ação pode ser qualquer coisa, como, por exemplo, assinar uma newsletter, baixar um e-book, curtir, compartilhar, comentar numa publicação de blog, ou em alguma rede social. 

Veja também
Marketing de conteúdo: como essa poderosa estratégia pode potencializar seus resultados

Essa técnica de escrita persuasiva trabalha muito com a emoção das pessoas, no marketing digital se diz “dor” da persona. Isso significa que o texto deve tocar na ferida, ou seja, no problema que a persona tem, para então, apresentar a solução, que no caso é o produto ou serviço.

A emoção da persona pode ser usada para persuadir a tomar uma ação se o texto for bem feito e baseado no sentimento dela. Principalmente em decisão de compra, um texto baseado na emoção da persona tem um grande efeito.

Veja alguns tipos de emoção exploradas pelo copyright:

- Altruísmo
- Ganância
- Inveja
- Medo
- Orgulho
- Vergonha

Cada um de nós carrega pelo menos algum destes sentimentos e isso é comum do ser humano. Não há nada de errado em criar copy se valendo desses artifícios, desde que a decisão que a persona tomar seja benéfica para si mesma e que não prejudique ninguém. 

O que é Copywriter

Copywriter é o escritor de Copywriting, o texto persuasivo, ou seja, ele cria a copy que tenta convencer o cliente a fazer algo. Isso nós já sabemos, mas o que podemos saber mais sobre este profissional?

O Copywriter escreve textos voltados para a conversão, o cliente (lead) vai tomar uma decisão convencido pelo texto criado pelo profissional Copywriter. Ele domina a escrita com um único objetivo, o de convencer. E trabalha em conteúdos diversos do marketing digital.

Ele escreve anúncios promovendo produtos e serviços. Escreve em landing pages, banners, roteiros para vídeos, e-mail marketing, enfim, qualquer coisa que precise convencer alguém a praticar uma ação após ler um texto persuasivo.

Essa é a função deste profissional, que mais parece um artista da escrita. Sim, porque é uma arte captar a necessidade da persona, criar um texto apropriado e que convença.

É um profissional muito requisitado no momento em que as empresas precisam vender mais.

Esta profissão está em alta, pois as empresas querem atrair clientes e para isso precisam desenvolver textos que motivem para que os clientes em potrencial comprem seus produtos e serviços.

Este profissional pode trabalhar em regime CLT ou como freelancer.

O Copywriter deve sempre criar algo original, mas para se inspirar, ele precisa estar sempre observando os trabalhos de outros copywriters. Mas, jamais deve copiar, apenas usar para se inspirar e para aguçar o seu senso crítico.

O que preciso para ser copywriter

Para desenvolver um trabalho de qualidade, o copywriter precisa:

- Ler muito;
- Gostar de escrever;
- Gostar de inovação;
- Estar atualizado quanto às tendências do meio digital;
- Ter criatividade;
- Dominar a língua portuguesa.

Além disso, precisa estudar fazendo bons cursos de copywriting. Há muitos cursos bons disponíveis no mercado sobre este assunto. Também existe uma grande variedade de livros que tratam do assunto e se você quer trabalhar com isso, deve se dedicar a aprender mais sobre essa profissão.

A habilidade de escrever é um dom, um talento. Mas mesmo que a pessoa não tenha esse dom, se estudar e praticar muito vai adquirir a habilidade de escrever textos persuasivos usando a técnica de convencer a persona com uma boa copy.

Dica: se você está querendo fazer Teste A/B de copys, pode usar um programa para escrever texto com outras palavras, para saber quais títulos/descrição são mais persuasivos. Uma excelente ferramenta para isso é o Reescrever.app.

Veja também
- 6 maneiras de fazer um blog de negócios eficiente para sua empresa
- Para os 'bloggers' de plantão, um pouco de história

...

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.