Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Quais são os pontos positivos da contabilidade online?

Mulher fazendo a contabilidade ilustra nosso artigo sobre: Quais são os pontos positivos da contabilidade online?

Na contabilidade digital o foco é a geração de valor para o empreendedor e para o profissional de contabilidade com a modernização dos processos contábeis.  A importância da contabilidade é de conhecimento geral, inclusive, sua existência é tão antiga quanto a nossa civilização, e data de 2.000 a.C. A relevância de sua existência ocorre devido à necessidade de controle do patrimônio, logo, o objetivo principal da contabilidade é a variação e evolução do patrimônio.

Com o passar dos tempos, essa ciência considerada como ciência social evoluiu e aprimorou seus métodos para as tomadas de decisões no mundo empresarial. Assim, em 2012, houve o nascimento da contabilidade online, que veio com a proposta de transformar a metodologia de prestações dos serviços contábeis por meio da aplicação de tecnologia em seus processos.

Dessa forma, houve uma redução significativa de custos na contratação desses serviços, uma vez que se tem processos operacionalizados de forma digital e automática, o que consome menos tempo do contador e, consequentemente, permite uma redução na cobrança de seus honorários.

Pontos positivos e negativos da contabilidade online

Com o advento da contabilidade online em 2012, a forma da prestação do serviço contábil assumiu uma nova roupagem. Novos processos foram assimilados, outros foram transformados e até mesmo algumas rotinas excluídas.

Além disso, essa atualização culminou com o avanço tecnológico do Projeto SPED, que teve início em 2007. Após essa mudança, foi possível notar muitos pontos a serem melhorados na aplicação da contabilidade online, como também pontos positivos em sua aplicação. A seguir, traçamos um panorama geral desses pontos:

Pontos Positivos

Agilidade: a contabilidade online promoveu rapidez e agilidade nos procedimentos documentais. Com a aplicação de tecnologia nos processos diários, é possível obter a informação contábil e fiscal de forma mais rápida.

Comodidade: devido à facilidade sistêmica das conexões via celular e computadores, o acesso à informação ficou muito mais cômodo para os empresários, que podem dispor de suas demonstrações contábeis por meio de aplicativos diretamente em seu celular.

Participação ativa e integrada: com a contabilidade online, o contador e o empresário podem participar de forma mais integrada e ativa nos processos contábeis, uma vez que os relatórios analíticos são disponibilizados via sistema de forma online, para que análises financeiras, econômicas, fiscais e contábeis sejam feitas de forma mais eficiente e dinâmica.

Pontos negativos

Atendimento automatizado: um dos pontos negativos e que gera uma certa insatisfação por parte dos empresários é o atendimento telefônico digital ou os robôs de atendimento online, o que exclui muito da interação humana que existia nos atendimentos pessoais e personalizados.

Burocratização: outro aspecto negativo é a burocracia no atendimento de pequenas demandas, uma vez que para ser atendido o empresário muitas vezes precisa passar pelo processo de abertura de atendimento através de chamado, em que o prazo de atendimento pode ocorrer de 3 a 5 dias úteis, a depender da informação solicitada.

Contabilidade digital

Já em 2015, houve a inclusão da contabilidade digital nos processos e serviços contábeis, representando mais um avanço que trouxe ainda mais mudanças no desenvolvimento dos processos contábeis. Consequentemente, trouxe também mais digitalização das rotinas burocráticas.

Na contabilidade digital, a principal preocupação é a geração de valor para o empresário e para o contador por meio das possibilidades existentes na modernização dos processos contábeis. Por sua vez, essa digitalização vai muito além da automatização dos processos, sendo um grande suporte para as tomadas de decisões gerenciais, bem como para a otimização legal e processual de toda a rotina contábil, possibilitando uma nova gestão através de contabilidade digital.

Na aplicação desse modelo contábil, o contador e o empresário têm acesso às informações de forma integrada, o que possibilita a utilização da informação completa e segura. Além disso, esse modelo viabiliza um maior planejamento estratégico, visto que traz uma visão geral da empresa. Assim, na contabilidade digital, o contador utiliza a inteligência artificial a seu favor nas melhorias dos processos contábeis.

O avanço da contabilidade na era digital

Hoje em dia devido ao grande número de abertura de novas empresas com natureza jurídica MEI – Microempreendedor Individual, há uma maior visibilidade da importância do papel da contabilidade no gerenciamento e na continuidade dos negócios. Isso abrange tanto a contabilidade online quanto a contabilidade digital.

Seja qual lá for o modelo adotado pelo empresário, sua aplicação será de grande valia para a gestão do patrimônio da empresa e do empreendedor. E isso inclui até mesmo os pequenos empreendedores, uma das modalidades que mais cresceram nos últimos anos, pois, viabiliza a formalização de profissionais autônomos, trazendo assim mais segurança jurídica aos seus negócios e, claro, muitos benefícios para o empreendedor, tais como direitos previdenciários, acesso a serviços bancários empresariais, baixo custo de tributação, possibilidade de realizar negócios com outras empresas, etc.

Contabilidade Online X Contabilidade Digital

Os dois modelos de negócios auxiliam no controle e no acompanhamento da evolução patrimonial, bem como na gestão e continuidade da empresa.

Apesar de serem conceitos bem próximos, a contabilidade digital e a contabilidade online têm sua principal diferença na dinâmica das prestações de serviços. Uma vez que a contabilidade online busca ferramentas digitais para otimizar os processos legais e burocráticos, a contabilidade digital integra as necessidades de gerenciamento da empresa por meio de sistemas que agregam valor à gestão contábil.

Contudo, é preciso sinergia entre o contador e o empresário, visto que somente a partir da parceria integrada é que se poderá identificar as necessidades da empresa e do empresário, analisando como, e com quais ferramentas o contador poderá auxiliar na solução desses problemas e, assim, trazendo para a empresa mais tranquilidade e otimização dos processos.

Em síntese, nota-se que é de fundamental importância identificar as necessidades da empresa para adequar a aplicação do sistema de gestão contábil. A contabilidade acompanha o empresário desde os tempos mais remotos e, hoje, munida de toda tecnologia disponível, tornou-se ainda mais indispensável ao planejamento estratégico das empresas, sempre buscando mensurar a evolução do patrimônio, bem como a continuidade do empreendimento.

Dessa forma, independente da escolha, seja pela contabilidade digital ou pela contabilidade online, ou até mesmo pela contabilidade tradicional, é um diferencial que pode ajudar no crescimento do negócio.

...

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.