Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Quais os riscos que você precisa evitar ao gerenciar um negócio digital

Mulher jovem sorrindo administrando um negócios digital

Se você está planejando iniciar um novo negócio digital precisa conhecer alguns dos riscos que existem quando se trabalha pela internet.  Começar um negócio digital hoje em dia é muito mais fácil e isso só é possível devido  ao grande desenvolvimento das ferramentas digitais (ferramentas online)  que você pode encontrar gratuitamente na internet. É realmente fácil começar um negócio digital, mas, ao mesmo tempo, também é fato que existem certos riscos ao administrar um negócio digital.

E esses ‘riscos’ quase sempre estão ligados à:

- Plágio e violação de direitos autorais
- Violação de marca registrada - Fraudes de branding
- Privacidade de dados - questões de segurança

Neste artigo, falaremos sobre essas questões e como você pode evitá-las ao gerenciar um negócio digital, como por exemplo, uma loja virtual.

Plágio e violação de direitos autorais

Quando você está iniciando um negócio digital e não tem experiência neste mercado, você pode querer copiar o conteúdo (informação) que já foi publicado em outros sites.

É interessante compreender que cada ‘peça de conteúdo textual e visual’ (textos e fotos) publicada na internet é protegida por direitos autorais, e esses direitos são de propriedade dos autores ou autor do conteúdo.

Quando você está copiando conteúdo de outros sites, automaticamente você está cometendo uma violação de direitos autorais, também conhecida como plágio que pode ter consequências legais e penalidades pesadas.

Mas o plágio nem sempre é intencional

Se você quiser evitar o risco de ser processado por ter cometido o crime de plágio, o melhor caminho é verificar o conteúdo que você está publicando no seu blog, por exemplo, usando um verificador de plagio.

Um verificador de plágio é uma ferramenta online que ajuda a encontrar  os trechos do conteúdo que são muito parecidos com outras publicações disponíveis na internet.

As ferramentas de verificação de plágio não só comprovam a originalidade do conteúdo que você criou, mas também ajudam a descobrir se existem outros sites republicando o seu conteúdo (textos e fotos).

Violação de marca registrada - Fraudes de branding

Violação de marca registrada também é semelhante aos casos convencionais de plágio que mencionamos. A diferença entre os dois é que a violação de marca registrada (uso indevido de marca) não tem nada a ver com o conteúdo, mas com a cópia de elementos de uma determinada marca.

Se você é novo no mundo dos negócios digitais, pode ficar tentado a copiar logotipos, banners, pôsteres e nomes de domínio de sites e lojas virtuais.

Embora isso possa parecer interessante num primeiro momento, não é uma boa ideia. Se você estiver copiando esses elementos de outros sites, você não estará construindo a sua própria identidade visual e ainda estará sujeito a consequências legais por ter cometido o crime de uso indevido de marca, além do crime de plágio.

Portanto, para evitar riscos de violação de marca registrada (uso indevido de marca), você precisa se certificar de que nenhuma outra empresa está usando o nome comercial (marca) que você escolheu para o seu negócio.

Além disso, você também não deve copiar nenhum ‘elemento de marca’, uma vez que, hoje, você tem acesso gratuito à ferramentas online, como criadores de logotipo e outras ferramentas de design que ajudam a criar marcas personalizadas em poucos minutos.

Privacidade de dados - questões de segurança

Um risco muito comum que você pode enfrentar ao gerenciar um negócio digital é a privacidade de dados.

A internet está repleta de hackers, sempre prontos para roubar informações de sites, blogs e lojas virtuais que não contem com boas práticas de segurança. E como proprietário de um negócio digital, é seu dever garantir que os dados  que você coleta dos seus clientes estejam seguros e protegidos contra os tais hackers.

Os clientes que visitam seu site, blog ou loja virtual fornecerão seus nomes, números de telefone, e-mails, números de cartão de crédito além de outras informações confidenciais. Portanto, cabe a você manter tudo isso seguro e uma boa prática para impedir problemas de segurança em sites e lojas virtuais é a instalação de um certificado de segurança (certificado SSL).

Esse procedimento não apenas deixa seu site/loja mais seguro, como também aumenta  a autoridade do domínio (www.sualoja.com.br) diante dos ‘motores de busca’, como o Google ou o Bing, por exemplo.

Então, recapitulando, para não ter grandes dores de cabeça ao administrar um negócio digital evite:

- Copiar conteúdo, fotos e textos, de outros sites;
- Não caia na tentação de usar elementos de marcas já registradas;
- Instale um certificado de segurança (SSL) no seu site, blog ou loja virtual.

Esses são os procedimentos básicos para quem está começando um negócio digital e esperamos que nossas dicas possam te ajudar e que você tenha muito sucesso em sua nova fase como empreendedor digital.   

Bons negócios e bem-vindo ao incrível mundo dos empreendedores!

Para leitores registrados
- Qual a diferença entre regime de caixa e regime de competência

...  

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.