MundoZ! Portal de Conteúdo.

Dinheiro

GUIA IMOBILIÁRIO - INCC, o que é e como funciona

Saiba mais sobre o INCC e descubra como ele influencia nas parcelas do seu financiamento.
Tempo de leitura: 4 minutos.
GUIA IMOBILIÁRIO- INCC, o que é e como funciona

Basicamente o INCC (sigla para Índice Nacional de Custo de Construção) é um indicador que analisa os custos gerais das construções habitacionais. Dessa forma, o seu valor impacta diretamente nas parcelas dos financiamentos de imóveis ainda na planta e, por esse motivo, deve ser incluso nas contas de quem está buscando por um imóvel.

Quem já começou a pesquisar por um apartamento em Florianópolis, por exemplo, e se deparou com todo o processo que envolve a compra de uma propriedade, provavelmente, já se deparou com diversos tipos de financiamento e observou todos os tipos de taxas, escrituras e processos burocráticos para efetivar o registro da casa ou apartamento.

Veja também
Compra de imóvel: 5 dicas para identificar uma boa proposta

E preciso saber como é feito o cálculo do ITBI, quais os documentos necessários para o repasse do imóvel e também, o estado atual do INCC.

Embora esse índice não seja muito mencionado nas negociações, ele pode influenciar bastante no valor total de um imóvel financiado, justamente por ser utilizado no reajuste das parcelas ao decorrer da construção do empreendimento.

Em suma, o INCC checa e engloba toda a variação de valores dos insumos e matérias-primas utilizados nas construções habitacionais.

Como é realizado o cálculo do INCC?

O Índice Nacional é formado de acordo com a média obtida pelos dados coletados nas sete principais capitais brasileiras ( São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Brasília) que são estudadas com o objetivo de unificar o sistema de preços com o sistema de pesos.

Em resumo, o sistema de preços leva em conta todos os materiais, serviços e mão de obra solicitados. Dessa forma, os custos são divididos em três grupos:

Custos de estrutura
Custos de Instalações
Custos de Equipamentos

Já o sistema de pesos é formado a partir da média de variações de custos entre as cidades, incluindo a expansão do mercado de construção civil habitacional de cada uma delas. Por fim, é atribuído um peso percentual que, quando unificado, deve chegar a cem.

Qual o impacto do INCC no valor das parcelas dos financiamentos?

Antes de mais nada, é importante compreender que o INCC não é uma taxa de juros, mas sim uma simples correção do valor restante do financiamento, que visa ajustar a variação dos custos gerados durante a construção de um imóvel. Ou seja, é um tipo de indicador utilizado pelas construtoras de modo a reavaliar o saldo devedor, considerando o período de obras dos empreendimentos.

Quais os tipos de INCC?

Vale mencionar que, dentro do mercado brasileiro, existem três tipos de INCC, sendo eles, o M, o DI e o 10. A diferença entre eles está no período de arrecadação das informações.

Por exemplo, os dados relacionados ao INCC-M são apurados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês vigente.

Já a coleta do INCC-DI é realizada entre o primeiro e o último dia do mês. E, no caso do INCC-10, como a própria nomenclatura indica, as informações são coletadas entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês atual.

Enfim, agora que você tem mais informações sobre o INCC, ficará mais fácil entender as taxas cobradas nas parcelas dos financiamentos imobiliários.

...

Author: Gerson Cavalcante - Colaboração para MundoZ!
Redator freelancer, formado em letras pela UFPR e apaixonado por literatura.