Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como se proteger contra o novo golpe envolvendo cartões de crédito por aproximação

 Pessoa insere cartão de crédito em máquina de pagamento ilustra nosso artigo sobre: Como se proteger contra o novo golpe envolvendo cartões de crédito por aproximação.

A Kaspersky, uma renomada empresa de cibersegurança, revelou a descoberta de três variações do golpe envolvendo cartões de crédito através do vírus Prilex, originário do Brasil. As variações que apresentam a habilidade de enganar sistemas de cartão de crédito por aproximação. Descubra mais sobre esse golpe e aprenda dicas essenciais para a sua proteção.

De acordo com a Kaspersky, esse novo golpe é considerado a ameaça mais avançada tanto para consumidores quanto para comerciantes. Os fraudadores conseguem bloquear transações que utilizam a tecnologia NFC, a qual é responsável por gerar um número de cartão único para cada pagamento. O vírus é capaz de identificar essa modalidade de operação e impedir o processamento do pagamento. Uma vez bloqueada a transação, a máquina adulterada exibe a mensagem de erro falsa:

"Erro na aproximação. Insira o cartão (sic)". Há também a preocupação de que o malware possa filtrar cartões com base em categorias, como transações realizadas com cartões de modelo "black", por exemplo.

Novo golpe envolvendo cartões de crédito, primeiro malware do mundo capaz de bloquear pagamentos

Essas modificações transformam o Prilex no primeiro malware do mundo capaz de bloquear pagamentos por aproximação, conforme informou a empresa.

Relacionado
- Precisa de mais limite no seu um cartão de crédito? Leia nosso guia completo para conseguir isso.

Kaspersky destaca que o objetivo dos criminosos é forçar a vítima a inserir fisicamente o cartão na máquina, permitindo ao malware capturar os dados da transação e as informações dos consumidores, incluindo o número do cartão físico.

Embora essas transações sejam extremamente convenientes e geralmente seguras, o surgimento do Prilex demonstra a criatividade e o conhecimento técnico dos seus criadores no que diz respeito aos métodos de pagamento. Fabio Assolini, head Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

Em relação à proteção, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) afirmou não ter identificado, até o momento, qualquer suspeita desse golpe entre as suas 90 associadas, que incluem bancos, bandeiras, fintechs, e outras empresas do setor.

Como se proteger do novo golpe

A entidade oferece as seguintes orientações para os consumidores se protegerem contra esse tipo de fraude: é fundamental sempre conferir a fatura do cartão, cadastrar o cartão para receber notificações sempre que ele for utilizado e, em caso de transações não reconhecidas, entrar em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão.

Para os comerciantes, as recomendações incluem a vigilância contra ligações telefônicas suspeitas de falsos técnicos e a confirmação da identidade de qualquer profissional que entre em contato em nome da empresa credenciadora. Em 2022, o Procon-SP registrou 219 reclamações relacionadas a clonagem, fraude, furto ou roubo de cartões. Sendo que ao longo do ano passado, a entidade recebeu um total de 43.178 queixas envolvendo cartões de crédito.

A entidade não consegue afirmar com certeza se já houve registros relacionados a esse novo golpe.

Relacionado
- Como receber pagamentos do exterior.

...

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! DinheiroWebsite: https://e-zoop.com/dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.