Diferenças entre smartphones e tablets

Aparelhos mobile apresentam características próprias, portanto, a escolha deve ser feita com base no perfil do consumidor.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Diferenças entre smartphones e tablets

Nos últimos anos, o mercado de eletrônicos viu a explosão de consumo de dois aparelhos que conquistaram a população: os smartphones e os tablets. Apesar de contarem com funcionalidades parecidas, cada um deles tem seus prós e contras.

Assim, a dúvida de muitos consumidores é: será que compensa mais comprar celulares Samsung, Motorola ou Apple, ou investir na compra de um tablet dessas mesmas marcas? Vamos ver algumas das principais características desses dois eletrônicos e qual é o que mais combina com as suas necessidades.

- Apple terá iPhone dobrável em breve
- 7 maneiras para economizar bateria do seu smartphone
- Como encontrar meu celular no Google

Tablets

O tablet é um pequeno dispositivo que funciona como um computador portátil, mas sem contar com teclado e mouse externos. Ele age como um intermediário entre o celular e o notebook, sendo muito útil para quem necessita de uma estação de trabalho móvel e prática.

O tamanho das telas desses aparelhos costuma variar entre 6 e 10 polegadas, sendo que as versões mini possuem 7 ou 8 polegadas. Com uma bateria de longa duração, o dispositivo tem a função de touchscreen e permite a instalação de diferentes aplicativos, assim como num celular.

Com uma tela maior que os smartphones, os tablets também se destacam como uma ferramenta que pode ajudar muito quem está estudando, e até mesmo equipes de vendas externas, por exemplo. Desde o surgimento desses dispositivos, no início da última década, muitos conteúdos foram criados pensando nesse formato de equipamento, como é o caso de revistas e livros digitais.

Mais leve e com maior mobilidade que os notebooks, os tablets também permitem que o usuário possa escrever textos e relatórios em qualquer lugar, sempre que for necessário. Claro, os tablets não oferecem o mesmo conforto que os computadores e os laptops, mas são bem mais práticos se comparados aos smartphones.

Assim como os celulares, eles podem se conectar à internet por meio do Wi-Fi, sendo que alguns modelos também possuem a opção de utilização de chips de celular, o que deixa o equipamento muito mais versátil e autônomo ao não depender mais de uma rede WiFi para se conectar via internet. Nos últimos anos, foram produzidos modelos que permitem conexão 4G, dando ainda mais liberdade para acessar a rede de onde estiver.

O mesmo chip pode ser utilizado para fazer ligações com o tablet. Isso expandiu ainda mais as possibilidades de uso do aparelho, mesmo que, para essa função, ele não ofereça o conforto semelhante ao dos smartphones.

Smartphones

Os smartphones são a evolução dos primeiros celulares. Se, na década de 1980, eles surgiram com o intuito de serem um telefone portátil, os modelos atuais apresentam muito mais funções do que simplesmente fazer ligações.

Com processadores cada vez mais potentes e uma memória interna que fica atrás apenas dos computadores, os smartphones conseguem rodar uma grande diversidade de aplicativos. A evolução foi tamanha que até jogos com gráficos de alta definição passaram a rodar nesses aparelhos sem problemas.

- Motorola Edge+ compatível com 5G
- Motorola. Moto E6S original com preço 'novo' e o lançamento do Moto E6S
- Xiaomi Mi 11. Celular mais rápido do mundo, até agora.

De maneira geral, as telas são pequenas, com os modelos maiores chegando a 7 polegadas no máximo. Os smartphones permitem que os usuários organizem uma agenda com tarefas e compromissos, mandem mensagens, ouçam músicas, enviem e-mails e tenham acesso às redes sociais, tudo isso com apena uma conexão de internet.

Outra evolução notável é a capacidade de tirar fotos e fazer vídeos de boa qualidade. Uma praticidade muito maior do que as câmeras fotográficas antigas. Isso permitiu que as pessoas pudessem registrar suas vidas com uma liberdade nunca antes vista, tudo na palma da mão e cabendo no bolso.

Mas qual desses dois 'gadgets' escolher? Tablet ou smartphone?

Isso vai depender das suas necessidades e da sua rotina. O tablet é uma boa opção para o trabalho, sendo mais acessível que os notebooks e mais confortável que os celulares, tanto para ler quanto para jogar.

Porém, caso você esteja procurando um eletrônico mais compacto e móvel, que possa ser levado facilmente para qualquer lugar, é mais indicado comprar um celular. Como mencionamos, um smartphone ainda conta com uma série de funções muito práticas no dia a dia.

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo