Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Samsung Galaxy S24, recursos inteligentes para enfrentar o Pixel 8 Pro

Samsung Galaxy S23 Ultra

O próximo Galaxy S24 da Samsung apresentará novas habilidades generativas de IA, incluindo um recurso de texto para imagem, de acordo com um novo ’vazamento’ da fabricante. Parece mesmo que a fabricante coreana quer rivalizar com o Pixel 8 do Google com uma série de novos recursos focados em IA. Isso inclui uma ferramenta de conversão de texto em imagem como DALL-E 2 da Open AI ou Stable Diffusion, mensagens de fala em texto aprimoradas e possivelmente um chatbot Bixby mais inteligente. O relatório também afirma que o novo aparelho terá recursos “retirados diretamente do ChatGPT e do Google Bard”.

O tal ‘vazamento’ não deixa claro como esses recursos serão condensados ​​em uma experiência amigável para usuários de celulares.

E isso é uma grande incógnita, porque nem tudo funciona tão bem no Pixel 8 Pro

O Google integrou e simplificou processos complexos de IA em alguns aplicativos proprietários no Pixel 8 e Pixel 8 Pro, com resultados interessantes. O lado bom é que a nova ferramenta ‘borracha mágica’ do Google Fotos gerará cinco versões diferentes de uma imagem editada e permitirá que você escolha a melhor foto.Algo muito parecido com o funcionamento do DALL-E 2. As funções de chamada também contam com a capacidade aprimorada do Assistant para falar ‘humanamente’ de maneira convincente. Por outro lado, o desbloqueio facial com tecnologia de IA do Pixel 8 luta para funcionar corretamente com pouca iluminação.

E será que Samsung vai ter mais sucesso com todos esses recursos de IA? 

Talvez eles tragam novas opções para você criar papéis de parede a partir de textos ou quem sabe uma versão renovada das ferramentas de desenho internas da Samsung. Dá até para imaginar uma versão servida por IA do aplicativo de esboço PenUp. Uma coisa onde o aplicativo complete automaticamente – ou refine – seus desenhos.

Os celulares da Samsung são muito completos e isso às vezes atrapalha

Um Bixby mais inteligente poderia ajudar os usuários a navegar pelo novo celular com mais facilidade. Por exemplo, configurar uma rotina para a hora de dormir – que altera as configurações do seu telefone – com um simples aviso. Os celulares da Samsung são tão ricos em recursos, o que pode ser um problema para alguns usuários. A ponto de parecer que você precisa de uma qualificação profissional para entender completamente tudo o que um celular Galaxy pode fazer. Uma versão do Bixby inspirada no ChatGPT poderia simplificar tudo isso e tornar mais fácil para os usuários aproveitarem ao máximo seus celulares.

Um celular com IA pode requerer muito mais ‘desempenho de computação’

Isso será possível graças aos novos processadores Exynos 2400 da Samsung, que são mais eficientes e poderosos no que diz respeito ao desempenho de computação de IA. A chave será como a Samsung vai integrar as novas ferramentas de IA e o aumento do poder de computação no uso diário do celular. Ter acesso simples ao aplicativo chatbot não entusiasma tanto as pessoas da mesma forma que o ‘aplicativo de fotos superalimentado’ do Google.

Assim como o Google, a Samsung pode elogiar as propaladas habilidades de IA do Galaxy S24 como o grande recurso de destaque do modelo. Mas a verdade é que os ‘vazamentos’ sobre o hardware, até agora, não são lá muito emocionantes. Além do novo chipset, o S24 Ultra terá a mesma bateria de 5000mAh e dimensões semelhantes nos três celulares Galaxy S24, Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra.

Parece mesmo que a Samsung está correndo atrás

Ainda faltam três alguns meses para a provável data do anúncio do Galaxy S24, por isso esperamos que a Samsung fará algumas revelações antes do evento de lançamento. E isso principalmente no quesito de câmeras onde a empresa coreana tentará competir com o Google e os recentes saltos tecnológicos da Apple.

Park Yong-in da Samsung, que é presidente da System LSI Business, fez alguns comentários interessantes sobre o chipset interno da empresa que deve alimentar os novos recursos de IA que acabamos de mencionar.

Falando à imprensa sul-coreana, Park Yong-in afirmou que o novo chip tem melhor desempenho de GPU (unidade de processamento gráfico) do que os concorrentes. Podemos supor que isso aponta para o atual chipset Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm e o chip Tensor G3 do Google que alimenta a série Pixel 8. Veremos como isso é verdade quando o Galaxy S24 for lançado no ano que vem.

Um Galaxy S24 com processamento neural

Park Yong-in também mencionou que os futuros chipsets transferirão mais carga de trabalho de IA para unidades de processamento neural (NPU), em vez da GPU, o que aparentemente reduzirá os custos de hardware. 

“O preço das GPUs, que são comumente usadas como aceleradores de IA, está subindo e há um problema de consumo de energia muito elevado. Consequentemente, a introdução de arquiteturas NPU ou RISC, que são processos alternativos otimizados para cargas de trabalho de IA, está se acelerando.” Ele explicou.

O recurso Night Sight do Google, com IA já pode estar obsoleto

O objetivo aqui é melhorar o desempenho da IA ​​no celular e reduzir a dependência da computação em nuvem, o que significará um processamento mais rápido e eficiente para aplicativos baseados em IA, usando menos energia. O novo Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm está apresentando algumas habilidades impressionantes de IA no dispositivo. Isso inclui a execução do criador de imagens de IA Stable Diffusion, que a Qualcomm afirma poder gerar uma imagem em apenas um segundo. E para vídeo, temos gravação noturna no dispositivo de até 4K a 30 quadros por segundo. E isso é um belo desafio para recurso Night Sight do Google, com tecnologia de IA, para vídeo no Pixel 8 Pro que roda na nuvem.

Relacionado
- Antecipando a próxima grande inovação da Samsung: a série Galaxy S24

 

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.