• Pesquisar
  • Abrir menu

Lambri: o painel funcional que está em alta e pode renovar sua casa

Elemento decorativo oferece também conforto térmico ao ambiente.
Tempo de leitura: 4 minutos
Lambri o painel funcional.

Com o isolamento devido à pandemia de COVID-19, muitas pessoas começaram a passar mais tempo em casa e resolveram reformar ou redecorar sozinhas os cômodos, de modo a deixá-los mais agradáveis e confortáveis. Várias são as formas de decorar os ambientes sem a necessidade de um profissional especializado. 

Um desses recursos é o lambri, um painel de madeira, PVC ou gesso que reveste paredes ou o teto, perfeito para decorar ambientes e dar um charme aos móveis da sala de jantar e do quarto, por exemplo. 

O que é o lambri?

É um painel feito de madeira, PVC ou gesso que reveste a parede ou forro de um ambiente. O lambri tem formato de réguas e é totalmente encaixavel, seguindo o tipo macho e fêmea mais comum. 

Esse elemento surgiu em período desconhecido, na França, com a finalidade de aumentar o conforto térmico das residências — cujas paredes eram feitas de pedra — durante o rigoroso inverno do país, além de dar um toque clássico e charmoso aos locais onde era empregado, motivo pelo qual se espalhou rapidamente por toda a Europa antiga. 

Lambri x boiserie

O lambri e a boiserie são dois recursos decorativos com algumas semelhanças e muitas diferenças. 

A boiserie também é uma invenção francesa, mais especificamente do século XVII. Trata-se de molduras de madeira, gesso, PVC ou metal usadas como recurso de decoração, sendo encontradas até mesmo no Palácio de Versalhes. 

Ou seja, diferente do lambri que tem a funcionalidade de aquecer as casas, ele não possui outro objetivo além de decoração.

Tipos de lambri

Lambri de Madeira

Esse foi o primeiro tipo de lambri criado, visto que as ripas de madeiras colocadas nas paredes isolavam o calor no ambiente. Para aqueles que buscam dar um visual mais sofisticado ao local, o lambri de madeira é uma excelente sugestão, principalmente se usados como forros. 

Outro estilo que combina bem com o lambri de madeira é o estilo rústico, pois se harmonizam perfeitamente com a decoração deste tipo de espaço. Para compor visuais mais modernos, a dica é pintar o elemento com cores neutras, como cinza ou branco.

Lambri de PVC

Embora o PVC seja um material mais barato e simples, ele não deve ser desmerecido. Sua versatilidade é perfeita para aqueles que querem dar mais charme e elegância a algum projeto e não dispõem de muitos recursos. 

Como exemplo, ele pode ser aplicado nas paredes de um quarto infantil, sendo também uma escolha mais apropriada aos pequenos, já que o PVC é um material muito fácil de limpar no caso da criança riscar as paredes. 

Lambri de Gesso

O lambri feito em gesso é um dos mais caros do mercado, porém seu acabamento é impecável, combinando com praticamente todos os estilos de decoração, especialmente os mais clássicos. Ele é comercializado no formato de ripas ou de painéis. 

Onde usar lambri?

Como dito anteriormente, o lambri pode ser aplicado no teto e nas paredes, porém não há distinção das partes da casa com as quais esta técinica pode combinar: tanto partes externas, como banheiros são perfeitos para receber esse tipo de revestimento.

Deve-se atentar apenas para a finalidade e a região de onde você mora. Em regiões onde o inverno é mais intenso, o lambri de madeira talvez seja uma escolha mais adequada. 

No Brasil, onde o inverno não é tão intenso, você pode usar optar por lambris de PVC ou gesso ao invés dos feitos em  madeira. 

Tipos de colocação

Existem alguns tipos de colocação de lambris que privilegiam o local. São elas:

Horizontal 

Na hora de assentar as réguas na parede ou teto, a ideia aqui é colocá-las na horizontal. Isso dará a impressão de uma sala mais comprida, porém, mais baixa, sendo sugerido para cômodos, como o sótão, por exemplo. 

Vertical 

A colocação em vertical faz o ambiente parecer mais alto, mas também mais estreito. Esse efeito só não ocorre se o teto for igualmente revestido de lambris

Diagonal

Instalar os lambris em diagonal pode parecer estranho à primeira vista, porém é uma das formas mais modernas que existe. Sendo mais indicada para aquelas paredes sem janelas ou móveis.

O único ponto negativo desta colocação, é que os elementos devem ser cortados previamente, o que pode gerar um pouco mais de trabalho. 

Como instalar o lambri?

A instalação do lambri é simples. Primeiramente, marque a altura em que deseja colocar o material na parede. Em seguida, parafuse o barrote, sempre deixando bem nivelado. 

O próximo passo é cortar os lambris e fixá-los com o parafuso da primeira peça de lambri no barrote. Por último, basta encaixar as demais réguas em sequência na parede.

 

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!