Casa e Decoração

Tecnologia: o mundo da automação residencial

Programe, da sua máquina de lavar roupas até o seu café da manhã.
Tempo de leitura: 2 minutos

A automação residencial ou domótica é definida como um conjunto de técnicas que visa automatizar e controlar todos os parâmetros de uma casa. Por meio de sistemas tecnológicos integrados e da automatização do ambiente, a domótica tem como finalidade facilitar o dia a dia das pessoas.

Certamente, a automatização de cortinas que se abrem sozinhas em um determinado momento do dia ou até mesmo os refrigeradores inteligentes que leem os rótulos dos alimentos e seus prazos de validade, já lhe são familiares.

No entanto, dentro da automação residencial, há outra grande variedade de possibilidades. Nessa mesma linha, por exemplo, também entram as garagens que se abrem sozinhas através de um controle remoto, ou mesmo o próprio sistema de alarme equipado com sensores de movimento.

Dessa forma, a automação residencial veio para tornar a nossa vida mais simples e mais confortável.

Neste post, mostraremos algumas vantagens da automação residencial, com a finalidade de ajudá-lo na hora de optar ou não pelo serviço de automatização de ambientes.

As vantagens da automação residencial

O mundo da automação residencial é um meio cheio de facilidades para seus usuários, onde cada produto atende a uma necessidade diferente que, até então, era feita manualmente. A chegada dessa mais recente tecnologia trouxe ao lar muitas vantagens. Veja:

Economia de energia

Uma das razões pelas quais cada vez mais pessoas decidem programar e automatizar a sua casa é a facilidade que encontram ao controlar o que é gasto e quando é gasto.

Graças a alguns sistemas de smarthome, podemos programar a que horas queremos que se ative o ar condicionado, ou que qualquer luz da casa se ascenda. Apenas precisamos ter internet em casa e dados móveis. Além disso, também é possível colocar em funcionamento a máquina de lavar em horários onde o preço da luz é mais econômico. Se soubermos aproveitar e tirar o máximo de vantagem da automação residencial, notaremos uma significativa redução da conta da luz, porque usaremos a eletricidade, quase ou essencialmente, quando for necessário.

Segurança no lar associada aos sistemas de alarmes

Entre os usos mais comuns da domótica, está o de manter o lar seguro de qualquer risco a nossa segurança patrimonial e/ou pessoal. Além disso, também é possível detectar intrusos através de sensores de movimento, câmeras e alarmes, e o melhor, tudo isso a partir do seu smartphone devidamente conectado a uma boa rede de ligação de dados móveis.

Graças à automação residencial, também podemos instalar sistemas de detecção de possíveis vazamentos de gás e água, assim como sensores de temperatura para evitar incêndios. Além do mais, também é possível ter acesso às câmeras da nossa casa através do celular, assim você também poderá monitorar as crianças de qualquer lugar.

Comodidades em toda a parte

Como já dito, o mundo da domótica/automação residencial oferece muitas comodidades que antes não tínhamos. Inicialmente, a tecnologia começou com as típicas persianas que sobem sozinhas, no entanto, hoje, até podemos programar o nosso café da manhã, fazer a lista de compras ou até mesmo ter a nossa comida feita por robôs.

Sem dúvida, são inúmeras as vantagens de instalar a automação residencial em nossa casa. É uma tecnologia muito flexível, pois se ajusta a todos os moradores da casa, independentemente de sua idade ou condição física.

MundoZ! Casa e Decoração
Author: MundoZ! Casa e Decoração
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo