Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Casa de praia – dicas para cuidar e conservar

Casa de praia em Floripa- Santa Catarina.

A casa de praia é toda construída e preparada pensando no conforto e diversão de seus moradores. E  para garantir que ela consiga cumprir com tais premissas é necessário que você tenha alguns cuidados especiais. Isso vai ajudar a manter sua residência conservada e não acabe tendo dores de cabeça.

Neste artigo veremos algumas dicas que ajudarão a manter a sua casa de praia bem cuidada e pronta para te receber sempre que estiver precisando de uma boa brisa do mar.

Como cuidar de uma casa de praia

Uma casa de praia está sujeita a alguns efeitos devido a maresia, por isso se é necessário que você adote algumas medidas especiais para o correto cuidado e conservação da residência. E a primeira medida é: não deixe para cuidar da sua casa de praia apenas nos meses próximos da temporada de verão.

Veja também
Conheça Jericoacoara: uma das belas praias do mundo

Caso você visite o local apenas uma vez ao ano e deixe a residência à mercê de todas as interpéries durante o resto do ano, provavelmente terá um longa e complicada reforma para fazer quando visitar a casa de novo.

Vejamos a nossa lista com alguns cuidados que você deve tomar para ter a sua casa de praia sempre linda.

Dedetização da casa de praia

O clima mais quente e úmido de regiões litorâneas é perfeito para a proliferação de insetos, desde mosquitos até ratos, caso não mantenha a residência bem cuidada.

Para evitar a presença desses transmissores de doenças procure dedetizar as áreas internas da casa.

Limpe a caixa d’água assim que chegar

Uma vez em que a caixa d’água ficou sem uso durante o tempo em que a casa esteve vazia, a água parada já perdeu o cloro e pode estar contaminada por algas, fungos e bactérias. Esses  materiais orgânicos podem causar graves problemas de saúde e consequentemente acabar com as férias da família.

Deste modo, assim que você chegar na sua casa de praia, limpe a caixa de água.

Roupas de cama deixadas na casa da praia

Uma vez em que você possui a sua própria casa de praia é natural que comece a deixar alguns utensílios no local, como roupas de cama, toalhas, travesseiros, etc.

Assim que você chegar na residência, antes de utilizar essas roupas de cama, coloque-as para tomar um sol, bata e areje as peças. O tempo que ficaram guardadas faz com que ocorra um acumulo de ácaros, além de deixar aquele cheiro de roupa guardada.

Deixe o sol entrar na sua casa de praia

Sua casa já ficou fechada durante muito tempo, enquanto estiver aproveitando ela deixe o máximo de sol entrar, evitando assim um acúmulo de ácaros e mofos no local.

Os eletrodomésticos deixados na sua casa de praia

Eletrodomésticos como fogão, máquina de lavar e geladeiras, por exemplo, acabam sofrendo demais com as ações do clima do litoral. Isso faz com que seja necessário que você tenha ainda mais cuidado com esses objetos.

Antes de fechar a casa na hora de ir embora, a dica é limpar bem cada um desses eletrodomésticos e cobrir todos com capas feitas com tecidos de trama fechada.

Como conservar uma casa de praia?

- Visite sua casa com mais frequência: casas de praia costumam sofrer com mais problemas pelo simples fato de que não são frequentadas. Passando muito tempo sem medidas simples de cuidado. Se possível, visite a casa mais vezes ao longo do ano, veja se algum amigo ou familiar não quer passar um tempo no litoral, mesmo fora da temporada. Faça amizade com os vizinhos, moradores do local para que alguém abra o local para ventilar, abrindo as portas e janelas, etc.

- Revestimentos resistentes a umidade: A maresia do litoral pode causar diversos danos à uma edificação. Por isso, é importante que você escolha revestimentos que sejam resistentes a umidade. Uma dica é passar longe das estruturas de ferro e metal na construção da casa. Uma vez em que os mesmos enferrujam com mais facilidade. Aposte em materiais como alumínio, inox, forros de pvc e superfícies mais rústicas por exemplo.

Como evitar umidade em casa de praia?

Uma das principais preocupações de quem possui uma casa de praia é a presença do mofo. A umidade no ar de cidades litorâneas acaba se tornando um fator agravante para o crescimento dos fungos. Sendo necessário que você tome alguns cuidados a mais para evitar o surgimento do mofo em sua casa.

Ambiente ventilado

Como já mencionamos, é importante manter sua casa de praia aberta e com uma boa entrada de luz e ventilação natural. Isso evita a proliferação do mofo pelas paredes do local.

Frequência de limpeza da sua casa de praia

É muito importante que você consiga manter uma certa frequência de limpeza na sua casa. Isso ajuda a remover os fungos dos móveis e paredes antes mesmos que eles ataquem. Caso você não faça visitas regulares a residência e só volte ao local depois de longos meses as chances de abrir a casa e se deparar com um ambiente mofado são grandes.

Cuidado com o ar condicionado

O calor muitas vezes obriga as pessoas a manter o ar condicionado ligado quase o tempo inteiro nas casas de praia. Isso resulta na chamada condensação, que é quando o vapor do ar quente resfria. Isso cria um liquido que entra em contato com uma superfície mais fria (a parede) fazendo com que o surja mofo no local.

Como manter uma casa de praia estar sempre bem cuidada e conservada?

Até aqui mencionamos muitos dos cuidados que você deve ter na sua casa de praia para que ela se mantenha bem cuidada e conservada. Agora, que tal fazermos uma lista daquilo que não pode faltar na sua casa de praia!

- Colchões extras, caso receba convidados;
- Plantas para purificar o ar;
- Pratos, copos e utensílios de cozinha em geral, você não pode gastar espaço no carro com isso em todas as viagens, não é mesmo?
- Itens menores de higiene como shampoo, sabonetes e pastas de dente;
- Toalhas;
- Roupas de cama;
- Ventiladores;
- Bancos, cadeiras e poltronas;
- Utensílios para churrasco.

...

MundoZ! Casa e Decoração
Author: MundoZ! Casa e Decoração
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.