• Pesquisar
  • Abrir menu

Experia, a motocicleta elétrica da Energica, uma 'Green Tourer' de longo alcance e com carregamento ultra rápido

Uma moto elétrica com autonomia 420 km na cidade e 200 km na estrada.
Imagem da motocicleta elétrica da Energica.

Enquanto aqui no Brasil as grandes fabricantes de motocicletas ainda dominam o mercado empurrando modelos caros ainda equipados com motor a combustão, na Europa os modelos elétricos de grande porte já começam a ganhar mercado e o gosto dos amantes do motociclismo e pasmem, o pessoal da Experia já fabrica motos elétricas há belos dez anos.

Um exemplo disso é a Energica, uma fabricante de motocicletas elétricas com pegada esportiva que oferecem todos os três níveis de velocidade de carregamento, como eles mesmos definem, e que lançou mais um modelo conhecido como Energica Experia Green Tourer

Uma moto elétrica orientada para o conforto, equipada com uma bateria grande com carregamento rápido para uma moto que possa percorrer grandes distâncias.

De fato, a Energica afirma que o novo modelo tem o maior alcance que qualquer outra motocicleta elétrica do mercado.

O modelo da Experia possui uma autonomia no meio urbano de 420 km e na estrada chega alcançar mais de 200 km

A Experia é totalmente elétrica e usa uma bateria grande de 22,5 kWh com classificação máxima (19,6 kWh utilizável), para atingir faixas tão impressionantes a fabricante combinou essa bateria com a capacidade de carregamento rápido DC junto com os níveis 1 e 2 de carregamento (carregamento de parede doméstico e público no estilo EVSE estações de carregamento).

Toda essa capacidade de autonomia faz da Energica Experia “a motocicleta mais atrativa que a Energica já construiu, permitindo que o piloto desfrute ao máximo do prazer de viajar de moto, oferecendo o maior alcance que qualquer motocicleta elétrica à venda hoje no mercado”, de acordo com a fabricante.

 Energica Experia Green Tourer


Energica Experia Green Tourer

A Experia é a quarta motocicleta elétrica da empresa e é construída sobre um novo quadro com nova geometria e ângulo de direção, além de nova carenagem.

A fabricante afirma ter usado novas tecnologias para diminuir o peso dos componentes mais pesados. Por exemplo, o motor nominal de 75 kW e de 60 kW é 10 kg mais leve graças ao design atualizado. No entanto, a motocicleta de longo alcance ainda é bem pesada com seus 260 kg.

A Experia Green Tourer vem com duas de portas USB instaladas no painel e outro par dentro de um compartimento de armazenamento à prova d'água com trava. A edição de lançamento da motocicleta vai incluir baús rígidos que acomodam 112 litros em seu espaço de armazenamento. 

O modelo também contará com barras especiais, parafusos, manoplas aquecidas – um luxo – e aros de alumínio com detalhes em vermelho.

Veja também

- A moto elétrica em fibra de carbono que impressiona pelo preço
- Novas motocicletas elétricas da Harley-Davidson LiveWire  
- Uma moto elétrica com visual agressivo e 108 cv

O design da nova moto e sua geometria atualizada visam priorizar o conforto do piloto, mantendo o DNA esportivo que acompanha os outros modelos da marca.

Com mais de 10 anos de experiência projetando e construindo sistemas de transmissão para suas outras motocicletas elétricas, a Energica conseguiu aplicar toda essa experiência ao seu novo modelo.

A Experia Green Tourer pode não ser tão rápida quanto os modelos mais esportivos da marca, mas a velocidade máxima de 180 km/h provavelmente é o suficiente para qualquer motociclista de longa distância e com certeza ganharia uma multa por excesso de velocidade em praticamente qualquer país, caso esse limite seja testado.

A motocicleta estará disponível para venda apenas sob encomenda a partir de 1º de junho a um preço ainda a ser anunciado pela fabricante e começará a ser entregue apenas alguns meses depois.

Se você está na Europa e não quiser esperar tanto tempo, pode conferir algumas das outras motocicletas elétricas da Energica aqui no site deles.  

Veja mais imagens da Experia Green Tourer

 

 

 

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.