Caio Weber
Atualizado: 14-10-23 às: 13:22

A turnê de imprensa “Avatar: The Way of Water” de James Cameron começou oficialmente com uma nova entrevista no The New York Times na qual ele se juntou às estrelas Sam Worthington, Zoe Saldaña e Sigourney Weaver.

Em turnê de imprensa, James Cameron critica personagens da Marvel e DC

O diretor de “Avatar: The Way of Water”, James Cameron durante turnê de imprensa.

A tão esperada sequência de “Avatar” acontece 15 anos após o original, por isso era importante para Cameron retratar um novo senso de maturidade em seus protagonistas Jake Sully (Worthington) e Neytiri (Saldaña).

Tal maturidade está faltando aos personagens que povoam os filmes da Marvel e da DC, argumentou Cameron.

“Zoe e Sam agora interpretam pais, 15 anos depois”, disse Cameron. “No primeiro filme, o personagem de Sam salta de sua criatura voadora e essencialmente muda o curso da história como resultado desse louco e quase suicida salto de fé.

E a personagem de Zoe pula de um galho e assume que haverá algumas folhas grandes e bonitas lá embaixo que podem amortecer sua queda.

Mas quando você é pai, você não pensa assim. Então, para mim, como pai de cinco filhos, estou dizendo: ‘O que acontece quando esses personagens amadurecem e percebem que têm uma responsabilidade além de sua própria sobrevivência?’”

Cameron continuou:

“Quando olho para esses grandes e espetaculares filmes – estou olhando para você, Marvel e DC – não importa a idade dos personagens, todos agem como se estivessem na faculdade.

Eles parecem ter relacionamentos, mas isso não é verdade.

Nunca desligam as esporas por causa dos filhos. Coisas que realmente nos fundamentam e nos dão poder, amor e um propósito? Esses personagens não experimentam isso, e acho que essa não é a maneira certa de se fazer filmes.”

“Avatar: O Caminho da Água” em grandes tanques de água

Outra maneira de não fazer filmes é fazer cenas subaquáticas. Cameron filmou a maior parte de “Avatar: O Caminho da Água” em grandes tanques de água, e seu elenco teve que treinar para segurar a respiração por minutos a fio para que Cameron pudesse filmar mais tomadas debaixo d’água.

Quando perguntado sobre o que se ganha ao filmar na água real, coisa que se opõe à abordagem mais CGI adotada em filmes como “Aquaman” e “A Pequena Sereia” da Disney, Cameron respondeu:

“Ah, eu não sei, talvez pareça bom? ”

“Bom! Você quer que pareça que as pessoas estejam debaixo d’água, então elas precisam estar debaixo d’água”, disse Cameron ao The Times. “Não é uma coisa tão estranha assim – se você estivesse fazendo um western, teria que aprender a andar a cavalo.

Eu sabia que Sam era um surfista, mas Sigourney e Zoe e os outros não eram particularmente voltados para o mar.

Então eu fui muito específico sobre o que seria necessário neste filme, e nós conseguimos os melhores especialistas em apneia do mundo para falar com eles sobre isso.”

Avatar: The Way of Water” estreia nos cinemas em todo o país em 16 de dezembro.

Veja também

– Predador 2. Existirão mais sequências da franquia?
– Henry Cavill está confirmado como Super Homem